O Modernismo no Brasil foi um conjunto de movimentos culturais, começou com a Semana de Arte Moderna de 1922, foi um movimento literário e artístico. O objetivo do modernismo era romper o tradicionalismo, a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país.
No ano de 1917, a pintora Anita Malfati, recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros. A este período chamamos de Pré-Modernismo.
A Semana de Arte Moderna, tem início do que chamamos de Primeira Fase do Modernismo, que foi um período com muitos manifestos, foi um movimento e bastante contrário.
Em 1930 temos o início do período conhecido como Segunda Fase do Modernismo, foi mais calma do que a primeira fase e que formou grandes romancistas e poetas que é caracterizado pelo domínio de textos de ficção. O término foi em 1945.
E por fim, a Terceira Fase do Modernismo. Voltou-se, na poesia, a buscar as formas estéticas, ao estilo do Parnasianismo.
Abaporu - Tarsila do Amaral.
O farol - Anita Malfatti
Os namorados - Ismael Nery
Fontes:
http://www.mundovestibular.com.br/articles/618/1/MODERNISMO-NO-BRASIL/Paacutegina1.html
http://www.infoescola.com/literatura/modernismo/
http://bumbameuboi6b.blogspot.com/2009/05/definicao-modernismo-no-brasil.html
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Histórico e Definição de Modernismo
Postado por Bandeirantes- 7D às 05:21 0 comentários
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Oswald De Andrade - Giovana n13
Um dos principais literatos do modernismo no Brasil, José Oswald de Sousa Andrade, mais conhecido como Oswald de Andrade, nasceu em São Paulo no ano de 1890 e viveu até 1954, ano de seu falecimento.
Inicia seus estudos, em 1900, na Escola Modelo Caetano de Campos, ainda marcado pelo fato de haver presenciado a mudança do século.
Em 1903, transfere-se para o Colégio São Bento. Lá tem como colega o futuro poeta modernista Guilherme de Almeida.
Oswald, em 1909 inicia sua vida no jornalismo como redator e crítico teatral do “Diário Popular”, assinando a coluna "Teatro e Salões". Ingressa na Faculdade de Direito.Em 1910, monta um atelier com o pintor Oswaldo Pinheiro, no Vale do Anhangabaú.
Em 1916 deu inicio ao livro Memórias Sentimentais de João de Miramar. Em 1917 conheceu Mario de Andrade e a partir de então, passaram a trabalhar juntos iniciando movimentos que visavam a Semana de Arte Moderna de 1922, que ocorreu em 1922.
Nasce o seu filho, José Oswald Antônio de Andrade (Nonê), com Kamiá, em 1914.
Em 1917, conhece Mário de Andrade. Defende a pintora Anita Malfatti das críticas violentas feitas por Monteiro Lobato.
No ano de 1922, o escritor modernista Oswald de Andrade escreveu o romance Trilogia do Exílio. A partir de então, escreveu outras obras: Estrela de Absinto, A Escada Vermelha, Primeiro Caderno do Aluno de Poesia, etc.
No ano de 1924, Oswald lançou na Europa o movimento nativista Pau-Brasil. Para dar continuidade a este movimento, ele fundou, em 1927, a Revista de Antropologia com seu Manifesto Antropofágico.

Postado por Bandeirantes- 7D às 18:41 0 comentários
VICENTE DO REGO MONTEIRO - Beatriz n 02
Em 1911 estava em Paris, fazendo um curso na Academia Julian.
Postado por Bandeirantes- 7D às 17:44 0 comentários
Antonio Gonçalves Gomide - Camila Monteiro, nº05
Postado por Bandeirantes- 7D às 17:19 0 comentários
Guiomar Novaes- Olivia n26
Guiomar Novaes (São João da Boa Vista, 28 de fevereiro de 1894 — São Paulo, 7 de março de 1979) foi uma pianista brasileira que construiu sua carreira no exterior, particularmente nos Estados Unidos. Ficou especialmente conhecida pelas suas interpretações das obras de Chopin e Schumann. Foi importante divulgadora de Villa-Lobos no exterior.
Nascida em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, filha de Anna de Carvalho Menezes Novaes e de Manoel José da Cruz Novaes, Guiomar foi a décima sétima dos dezenove filhos do casal. A família logo estabeleceu-se em São Paulo.
Postado por Bandeirantes- 7D às 16:26 0 comentários