BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 22 de março de 2011

Caboclinho-dança/Giovana Nunes 13

          A dança é forte e rápida e exige muita desenvoltura dos participantes. Há passos em que se dança agachado, baixando-se e levantando-se rapidamente e ao mesmo tempo dando rodopios, apoiando-se nas pontas dos pés e calcanhares, exigindo uma excelente forma física.
           Essadança representa batalhas, caçadas e colheitas. A música é leve e ligeira, e é executada por pífanos, reco-recos, surdos e ganzás, acompanhada pelos estalidos que os dançarinos fazem com seus arcos e flexas.

          Homens ,mulheres e crianças, executam um bailado primário,  fingindo ataque e defesa, em série de saltos e simples troca-pés. Não há enredo nem fio temático nesse bailado, cuja significação visível será a da apresentação das danças indígenas aos brancos, nos dias de festa militar ou religiosa.
          Outrora os caboclinhos visitavam os pátios das igrejas antes do alardo nas ruas, lembrados da passada função homenageadora. É uma reminescência do antigo desfile indígena, com a dança, os instrumentos de sopro e o ruído dos arcos guerreiros. Até pouco tempo, era reservado aos homens.

FONTES: http://www.wikipedia.org.br/
                https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhh50cZUa6i2o_RkMLounQRbRHe2reiAzk0u1OKUBFKKb0VusbVRSaZa7bjxK2DfVgFIroSbnsZdbECQP78YmWs8hyphenhyphensj-R1FVN5TJeoC2nV0wvy4WDCKpAWRVxJ2CVmOuXdXjUzT_J9rHk/s1600/w+caboclinho.jpg
                http://onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Caboclinhos+do+Carnaval&ltr=c&id_perso=919
               

0 comentários: