BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Maria Bonomi - Camila S. Monteiro, nº05, 7D

Maria Bonomi nasceu no ano 1935, em Meina, ás margens do Lago Maggiore. Sua mãe se chamava Geogina Martinelli Bonomi e seu pai se chamava Ambrógio Bonomi.
 Sua infância é marcada pela II Guerra Mundial e sua casa foi ocupada pelo exército alemão e usada como centro de operações do exército. Seu pai, partiu para a guerra. E sua mãe, cansada, decidiu vir para o Brasil. Ela e sua família se hospedaram na casa da avó no Rio de Janeiro, e depois, sua família seguiu para São Paulo, deixando ela no Morro da Viúva com a avó. Em 1947 sua avó faleceu, e Maria foi levada para São Paulo e passou a estudar no Colégio das Cônegas de Santo Agostinho. Maria, como gosta de dizer, sempre teve obsseção por desenho. Até mesmo por um problema de surdez que a acompanhava quando criança. Assim, por  força de sua obsessão, a futura artista, com apenas doze anos, recebe o prêmio de desenho em concurso do Colégio.
Por causa de uma amiga da família, Maria, decide levar a adolecência até o ateliê de Lasar Segall, que aceita a futura artista. Maria sempre frequentava importantes círculos culturais, como a Bienal Internacional de Artes.  Em 1952, ela continua a desenhar e já dá início ao uso do gouache, do lavis e do óleo. Nesse mesmo ano, Maria Bonomi viaja para a Europa , conhece o artista Enrico Prampolini, com quem trabalha a propósito de uma cenografia. Depois de dois anos ela volta para o Brasil, conhece Lívio Abramo e pede a ele para aceitá-la como aprendiz, o que só acontece, depois de muita insistência. Inicia-se lixando a madeira, afiando instrumental e imprimindo as matrizes de seu mestre em papel arroz; só a´pos esse conhecimento do material próprio á xilogravura começa a travar, todavía, em linóleo. Depois desse aprendizado passa a gravar aem madeira. Em 1962, ela funda seu próprio ateliê experimental para o ensino de gravura em madeira e metal. Nos anos seguintes, Maria prosperou. Teve várias contribuições na arte da xilogravura. Fundou mais atelies, museus, etc.

0 comentários: