BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Guardar - Camila nº05, 7D

Fomos ao Museu da Casa Brasileira, que está sendo organizado pela Adelia Borges que escreve textos (para imprensa e livros), cuida de exposições e faz palestras e aulas. 
A Adelia fala que quando se fala em museu, as pessoas sempre pensam em pinturas, desenhos, esculturas. O Museu da Casa Brasileira, ao contrário, abriga móveis recebido em doações de diferentes pessoas ou adqueridos ao longo dos anos. São peças que de certa forma, você encontra na sua casa, só que lá, se encontram deslocadas de seus "habitat natural". A Adelia poderia ter organizado o museu por período histórico, estilo artístico, técnica empregada, etc. Mas ela resolveu organizar por função. A intenção é que nós possamos observar que os móveis e os artefatos refletem a época em foram feitos, a classe social a que foram destinados, ou seja, são uma "expressão cultural".

Eu escolhi falar sobre a seção Guardar, que abriga várias estantes, criados mudos, armários, etc.  Havia uma cômoda arcaz, que veio da Bahia no século 18. Ela tem puxadores laterais, típicos de baus utilizados em viagens. E tinha também uma cômoda papeleira, que veio do Rio de Janeiro, também do século 18. Ela tinha duas funções, além de ser peça de guarda, ela era também apoio para escritório, possuía um pequeno cofre, que vinha depois de um fundo falso e a parte superior podia ser aberta, para guardar papeis e assim, podia ser usada como escrivaninha.
Cômoda Arcaz, Bahia, Século 18.

0 comentários: